Como o ambiente afeta a produtividade no trabalho?

Manter uma boa produtividade no trabalho é essencial para garantir o crescimento de um negócio – e isso é válido para todas as ocasiões, independentemente da área de atuação ou do porte da empresa.

Cientes disso, muitos profissionais buscam auxílio em livros, aplicativos e estratégias para otimizar o tempo e melhorar o desempenho. Essas ferramentas são extremamente úteis, mas também é necessário analisar o ambiente e identificar se ele não precisa de mudanças.

Todo empreendedor que almeja o sucesso do negócio precisa estar atento aos móveis e à iluminação do espaço de trabalho, por exemplo, pois esses fatores fazem com que ele e sua equipe tenham um rendimento melhor ao longo do dia.

Continue a leitura e veja como a estrutura do local pode afetar a produtividade no trabalho.

Infraestrutura para garantir a produtividade no trabalho

Geralmente, as empresas contam com mobiliários ergonômicos e adotam o apoio para os pés e a elevação de computadores para deixar a estação de trabalho mais confortável e evitar lesões e afastamentos, além de contribui para a melhora na performance dos profissionais.

Muitos empreendedores trabalham em casa ou em locais adaptados e, em alguns casos, não se dão conta da importância de ter o mobiliário correto. Como o período sentado em frente ao computador é longo, é importante ter uma cadeira ergonômica com apoio para os braços e com fácil ajuste de altura, além de uma boa estrutura para realizar as atividades.

Dessa forma, você fica confortável, evita dores pelo corpo e melhora a concentração nas tarefas, aumentando a produtividade no trabalho.

Temperatura do ambiente

Outro fator que muitas pessoas não consideram e que também pode ser bastante prejudicial para as atividades é a temperatura.

O clima afeta a disposição e o humor, e isso não é diferente no espaço de trabalho. Um lugar quente favorece sintomas como sonolência e o cansaço, pois há um gasto maior de energia para manter o corpo com a temperatura adequada. Já um ambiente muito frio gera desconforto e causa distração. Portanto, para ter bons resultados e aumentar a produtividade no trabalho, o ideal é manter a temperatura amena.

Para quem está começando um negócio e não tem condições de arcar com a despesa de um aparelho de ar condicionado e outros custos inerentes ao negócio, a sugestão é optar por um espaço de coworking para realizar as atividades diárias. Um escritório compartilhado conta com ambientes climatizados e toda a infraestrutura necessária para atender os profissionais.

Iluminação ideal

A iluminação tem um papel relevante na concentração e, consequentemente, na produtividade no trabalho, por isso, os ambientes corporativos precisam contar com projetos de iluminação adequados às atividades e à quantidade de componentes na equipe.

Um local escuro, geralmente, deixa as pessoas desmotivadas e tristes, além de causar dor de cabeça, ardência nos olhos e cansaço – e o mesmo acontece em locais com excesso de luz.

Portanto, para manter o ambiente de trabalho saudável e produtivo, é fundamental investir em uma iluminação adequada, que pode ser tanto natural, quanto artificial. O importante é que ela seja distribuída de maneira uniforme, evitando ofuscamento, reflexos incômodos e sombras.

Desorganização na mesa de trabalho

Outro fator que, muitas vezes, passa despercebido e que também prejudica a produtividade no trabalho é a desorganização da mesa do escritório.

Para quem tem dificuldades em manter a mesa arrumada, a sugestão é implantar a metodogia 5s na rotina. Essa técnica é bastante conhecida no meio empresarial e pode ser aplicada em qualquer espaço para facilitar a organização e manter a ordem.

A metodologia foi criada no Japão e consiste em cinco etapas: seiri, seiton, seisô, seiketsu e shitsuke, que em português significam classificar, organizar, limpar, padronizar e manter.

O ambiente tem um papel significativo para a produtividade no trabalho, mas, muitas vezes, os profissionais não se dão conta disso. Como vimos, tanto as atitudes simples, como organizar a mesa e ajustar a iluminação do local, quanto as mais custosas, como a climatização e a ergonomia dos móveis, são extremamente importantes para o desempenho e os bons resultados nas tarefas diárias.

Os coworkings são locais de trabalho ideais para empreendedores, profissionais freelancer e pequenas empresas. Conheça a infraestrutura do Spark e descubra as vantagens de ter seu escritório na região do Tatuapé.

Comente

Related Posts
5 ferramentas de gerenciamento para ajudar na gestão de um negócio

5 ferramentas de gerenciamento para ajudar na gestão de um negócio

É essencial administrar uma empresa corretamente para garantir o sucesso dela, no entanto, muitos profissionais…

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

Hoje, os escritórios compartilhados fazem parte da rotina de muitas pessoas, no entanto, as dúvidas…

Close

Solicite uma visita

Visite nosso espaço de coworking. Por favor, preencha o formulário e nosso gerente operacional entrará em contato.

Você receberá um e-mail de confirmação assim que clicar em enviar. Caso contrário, verifique a pasta de spam e marque o e-mail como seguro.