COWORKING

Dúvidas Frequentes

Coworking é um termo em inglês que significa literalmente “trabalhando junto”. Segundo o site Coworking Brasil, em 2005 foi criado o primeiro coworking moderno, parecido com os que existem atualmente.

Desde então, o modelo tem se tornado cada vez mais popular e, em 2019, já havia no Brasil 1.497 coworkings conhecidos, sendo mais de 25% deles localizados na cidade de São Paulo.

A lógica de um coworking é juntar escritórios de empresas diferentes, profissionais liberais e freelancers em um mesmo espaço físico. Ou seja, negócios de diferentes tamanhos e propostas têm o mesmo endereço e compartilham da mesma infraestrutura, o que reduz bastante os custos.

O coworking funciona da seguinte maneira: você como empresa, freelancer ou, profissional liberal precisa de um espaço para trabalhar, fazer reuniões, etc. Então você pode alugar uma estação de trabalho em diferentes modelos de contrato.

Dependendo do espaço de coworking você pode ter, de fato, uma sala só sua. Mas normalmente elas são comercializadas para empresas um pouco maiores – já que comportam um número maior de pessoas.

Ou seja, trabalhar em um coworking não quer dizer que você terá, necessariamente, uma sala. Pode ser só uma mesa ou um espaço aberto (dividindo a mesa com outras pessoas). Afinal, a ideia é que o espaço seja compartilhado, e não que os profissionais fiquem isolados.

Para algumas empresas, mais importante do que o espaço físico de trabalho é que o escritório tenha um endereço. Com o serviço de escritório virtual, o coworking gerencia ligações, correspondências e também funciona como um endereço fiscal para o seu negócio.

Os coworking tradicionais costumam ser direcionados para as empresas e profissionais que precisam de escritório em um modelo convencional e mais corporativo, como:

– Arquitetos;
– Desenvolvedores;
– Designers;
– Engenheiros;
– Profissionais de marketing;
– Empresa de TI;
– Loja online;
– Consultorias;
– Freelancers em geral.

Não existe resposta certa para essa pergunta, pois depende das suas necessidades como empresa e/ou profissional autônomo. Se o seu negócio realmente precisa de um espaço físico para operar ou você é o tipo de profissional que não se adapta ao home office, pode valer a pena sim. Mas se você ainda não sentiu a necessidade de que a sua empresa tenha um escritório físico, trabalhar em home office pode ser melhor e mais econômico ainda.

Outro ponto importante é que nem todo tipo de negócio pode funcionar dentro de um coworking tradicional. Por exemplo, se você tem uma confecção que usa máquinas pesadas e barulhentas, sua empresa não pode funcionar em um coworking, porque a infraestrutura não permite isso e a sua operação poderia atrapalhar os outros escritórios.

Sim! Nosso coworking é possível efetuar seu cadastro de pesso física. Após abrir o seu CNPJ fazemos a alteração dos dados sem custo algum.

Sempre que alguma encomenda chegar, iremos notificar por e-mail, whatsapp ou telefone.

O Spark Coworking escolheu a região da Zona Leste, mais precisamente no Anália Franco/Tatuapé para iniciar sua primeira unidade.

A grande maioria dos coworking oferecem pacotes completos de você assina. Veja, abaixo, algumas comodidades comuns nos planos de coworkings:

– Acesso ao Espaço físico
– Salas Privativas
– Salas de reunião
– Estacionamento
– Internet
– Escritório virtual
– Eventos

No Spark Coworking algém do serviços básicos temos:

– Estúdio de Fotografia
– Sala de Podcast
– Sala de Treinamento
– Cabine Telefônica

Sim, a maior vantagem do coworking é o espaço físico. Um bom espaço influencia na qualidade do seu trabalho e na sua concentração. Com mobiliário adequado, como cadeiras ergonômicas, luz ideal e espaço de descompressão, os coworkings garantem a você a qualidade de um escritório de grande empresa para o seu pequeno negócio.

Se você tem um grupo maior de pessoas da mesma empresa ou profissionais que querem trabalhar juntos, é recomendável alugar uma sala privativa. Também existem salas de reuniões que podem ser locadas por mês ou hora, ideais para reuniões, atendimento a clientes e conversas mais privadas.

Especialmente nas grandes capitais, encontrar uma vaga de estacionamento não é tarefa fácil nem para você, nem para o seu cliente. Nossas unidades são maiores e sempre dispõe de estacionamento para  visitantes pagando pelo tempo utilizado.

Nos últimos anos, a internet de alta velocidade se espalhou pelo Brasil e hoje boa parte dos domicílios tem serviço de qualidade. Porém, alguns negócios precisam de uma velocidade de internet significativa que nem sempre é possível ter em casa – seja pelo preço, seja pela dificuldade de instalação.

O coworking permite acesso a internet dedicada de alta qualidade e o serviço geralmente está incluso nos planos.

Atualmente nossas unidades possuem internet superior a 3GB dedicados, além de toda infraestrutura de nobreak para não cair a Internet.

Para alugar um espaço compartilhado ou individual, é necessário escolher um dos planos e entrar em contato. 

Não consegue encontrar o que procura?