7 decisões que você pode tomar para o crescimento de uma startup

Algumas startups contam com investidores anjos para alavancar os negócios, mas essa não é a realidade da maioria das pequenas empresas que estão começando um novo projeto.

Para garantir o crescimento de uma startup, é preciso ter um bom plano de negócio, foco e persistência. Estudos mostram que 18% delas fecham as portas antes de completarem dois anos. Portanto, é importante investir em estratégias que tragam retornos positivos e que contribuam para o desenvolvimento.

Veja, abaixo, 7 decisões que te ajudam nessa missão:

1. Investir em marketing

Não basta ter uma boa ideia para garantir o avanço da empresa, é essencial fazer com que as pessoas conheçam e se interessem por ela. Por isso, você deve entender os principais conceitos e ferramentas de marketing e investir nelas.

Uma das primeiras coisas a serem feitas é a criação de um plano de marketing para atingir o público desejado. Realizar campanhas, promoções, anúncios, enviar e-mail marketing, investir em produção de conteúdo e ações para redes sociais são algumas das formas de divulgar o seu trabalho e conquistar potenciais clientes.

2. Reduzir os custos iniciais

Quem está começando um novo negócio sabe que essa etapa é repleta de gastos, portanto, buscar produtos e serviços que ofereçam um bom custo-benefício é ideal para os empreendedores.

Apostar em um coworking, por exemplo, é uma boa maneira de reduzir esses custos, uma vez que é uma opção mais econômica do que um aluguel comercial. Além disso, você não precisará arcar com a compra de mobiliários — já que o local conta com toda a estrutura necessária — e também poderá economizar com as contas de água, luz, internet e condomínio.

3. Analisar as métricas do seu negócio

Para garantir o crescimento de uma startup, é imprescindível entender e acompanhar as métricas. Ao analisar o custo de aquisição por cliente, o crescimento mês a mês, o tempo de vida do cliente, o retorno dos investimentos, entre outras métricas, você conseguirá avaliar melhor os resultados e aplicar mudanças necessárias para garantir o desenvolvimento.

4. Contratar bons profissionais

A seleção da equipe é mais uma decisão importante para garantir o crescimento. Ao contratar profissionais, você deve analisar se as experiências, o perfil e os valores deles são adequados ao negócio para evitar frustração por parte dos trabalhadores, assim como a baixa produtividade devido à falta de identificação com a empresa.

Muitos jovens talentos preferem trabalhar em startups, pois, além da oportunidade de crescimento, elas oferecem um ambiente descontraído e incentivam o compartilhamento de ideias.

5. Manter um bom networking

Ter uma boa rede de contatos é requisito básico para todo empreendedor. Ela permite ampliar o conhecimento na sua área de atuação e em outros segmentos do mercado, e é uma excelente forma de promover sua startup para gerar novos negócios.

O networking pode ser feito de forma online, em eventos e, também, no local de trabalho. Quem opta por começar as atividades em um escritório coletivo, por exemplo, tem a chance de conhecer profissionais de outras áreas, que poderão ser úteis para a empresa.

6. Buscar uma aceleradora para o crescimento de uma startup

Se o seu modelo de negócio atender aos requisitos para contar com uma aceleradora de startups, invista nesse serviço. Embora elas sejam bastante concorridas e apresentem um processo de seleção rigoroso, contar com o auxílio de uma aceleradora proporcionará um crescimento em alta velocidade, já que, além de capital financeiro, os empreendedores contam com mentorias e treinamento para desenvolver o projeto.

7. Aprimorar a comunicação com a equipe

Conforme a empresa cresce e a equipe aumenta, alguns empreendedores podem encontrar dificuldades em se comunicar com os profissionais.

Dar e receber feedback, estar aberto à troca de ideias e sugestões e informar ao time sobre os objetivos e metas são ações que fazem com que ele se torne mais motivado para trabalhar em prol do avanço da startup.

Garantir o crescimento de uma startup em um curto prazo é o objetivo de muitos empreendedores. Contudo, para que isso aconteça, é imprescindível tomar decisões assertivas, pois, mais importante do que um crescimento rápido, é ter sustentabilidade no negócio. Entender seu mercado de atuação e o perfil de seus clientes, ter metas definidas e fazer investimentos eficientes são alguns dos segredos para o sucesso.

Ficou com outras dúvidas sobre o que é importante para promover o crescimento de uma startup? Escreva pra gente pelos comentários e conheça o Spark: um escritório integrado que é a solução ideal para a sua empresa. 

Comente

Related Posts
5 ferramentas de gerenciamento para ajudar na gestão de um negócio

5 ferramentas de gerenciamento para ajudar na gestão de um negócio

É essencial administrar uma empresa corretamente para garantir o sucesso dela, no entanto, muitos profissionais…

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

Hoje, os escritórios compartilhados fazem parte da rotina de muitas pessoas, no entanto, as dúvidas…

Close

Solicite uma visita

Visite nosso espaço de coworking. Por favor, preencha o formulário e nosso gerente operacional entrará em contato.

Você receberá um e-mail de confirmação assim que clicar em enviar. Caso contrário, verifique a pasta de spam e marque o e-mail como seguro.