Spark Coworking

Agendar sua Visita

Reserve sua visita e deixe nossos especialistas criarem uma proposta conforme sua necessidade!

    Como fazer seu planejamento empresarial para 2021

    Sem dúvidas, 2020 foi um ano complicado em todos os setores, porém, temos expectativas de que 2021 será um ano de recuperação. Esse é o momento ideal para fazer o planejamento da sua empresa para 2021.

    Planejamento 2021

    O planejamento é imprescindível para qualquer negócio bem sucedido, portanto, se você quer conquistar novas metas com sua empresa, não pode pular essa parte. Siga as dicas:

    Diagnosticando a situação atual da sua empresa

    Esse é o primeiro passo. Você deve analisar a situação do seu negócio, fazendo um diagnóstico. Para fazer essa análise, você deve pensar na sua estratégia, no seu financeiro, no seu ambiente, no seu marketing, na sua produção e nos recursos humanos.

    Estratégia empresarial

    Nesse ponto, pense sobre as estratégias da empresa e responda às seguintes questões:

    Você está onde planejou estar nesse momento? Quais metas você atingiu neste ano e quais não foram realizadas? Por que não foram realizadas? Qual estratégia você está usando para atingir os objetivos empresariais? Ela é válida ou precisa ser repaginada?

    Situação financeira da empresa

    Como está a situação financeira da empresa? Como está o capital de giro? Fale sobre seus custos, os lucros e como está controlando essa parte.
    Posição da empresa no mercado

    Em qual ambiente empresarial o seu negócio está? Sua empresa está bem posicionada no mercado? Quais são as tendências da sua área no próximo ano? Quem é o seu consumidor e como ele está nesse atual cenário? Quais são os seus concorrentes e suas vantagens sobre eles?

    Marketing da empresa

    O marketing é o que faz com que sua empresa se comunique e alcance o consumidor final, criando uma ligação com ele e deixando sua marca. Você está investindo nessa parte? O que precisa melhorar?

    Produção

    Como está sua produção empresarial? Atingiu os objetivos para esse ano? Quais foram os obstáculos? O que pode ser feito para melhorar?

    Recursos Humanos

    Como anda o RH de sua empresa? Você tem um time treinado para contratações? Como esse time se sente em relação à empresa? O que precisa melhorar?

    Definindo as metas empresariais para 2021

    Há uma frase que diz: “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.” Sua empresa precisa saber exatamente onde quer chegar e ter um roteiro para alcançar esse lugar. Para isso, defina as metas para o próximo ano em todas as áreas do seu negócio.

    Monte a estratégia que seguirá em 2021, faça seu plano A, B e C, para não ser pego de surpresa independente do cenário.

    • Na parte financeira: Defina quanto você deseja faturar no próximo ano. Existem dívidas? Veja como pode pagá-las. Qual deve ser sua porcentagem de lucro? Também defina quais serão os investimentos na empresa e monte uma reserva de emergência para o seu negócio.
    • Marketing: Qual será o caminho que você deve percorrer para alcançar novos clientes? Como você passará sua mensagem para quem ainda não foi alcançado por sua empresa? Como o seu branding será trabalhado e quais serão as formas de divulgação da sua marca?
    • Produção: Como será sua produção? O que será modificado? O que é necessário para melhorar?
    • Recursos Humanos: Como você investirá no seu time de RH? Haverão cursos, palestras e treinamentos de quanto em quanto tempo? O que você planeja para essa área para o próximo ano?

    Responda a essas questões e todas as outras que surgirem em sua mente, coloque detalhes em cada planejamento e prazos para cumprir todas as metas.

    Definição das rotinas e meios para alcançar os objetivos

    Esse é outro passo essencial. Definir qual caminho você seguirá para alcançar as metas colocadas. Por exemplo: Em sua meta de criar uma reserva de emergência para a empresa, defina um dia fixo do mês para analisar toda a parte financeira e reter o necessário para essa reserva.

    Em sua meta de melhorar o marketing da empresa, defina como fará isso, se for por meio de uma agência, por exemplo, defina os dias de reuniões mensais para levantar as pautas e acompanhar tudo.

    Acompanhamento

    Não é apenas colocar as metas no papel e esperar que elas aconteçam de forma mágica. Para alcançar os objetivos empresariais é necessário acompanhar sempre o que está dando certo, o que precisa melhorar, o que está sendo executado como planejado, o que está muito lento e afins.

    Faça um acompanhamento da sua empresa com periodicidade, dessa forma você garante que nada sairá do controle e que você pode reverter qualquer situação ruim. Além disso, garante o sucesso de suas metas e a conclusão de todos os objetos da empresa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *