, Trabalho

Produtividade: trabalhe menos e renda mais

Quando falamos em produtividade logo pensamos em produzir muito, e para isso, passar horas trabalhando, por todo o dia e a noite toda. Porém, é preciso ficar atento, pois com esse estilo de vida temos mais chances de ganhar problemas de saúde e sermos obrigados a parar nossos trabalhos.

Produtividade no Trabalho

Hoje, vamos te ajudar a alcançar a verdadeira produtividade sem se prejudicar em outras áreas.

Muitas vezes enxergamos como produtivo alguém que passa todo o dia trabalhando, e essa visão permanece até mesmo sobre nós, quando temos um dia extremamente cheio chamamos esse dia de “produtivo” e quando temos algum tempo livre ficamos nos culpando por não estarmos exercendo nossas funções.

Porém, existe uma grande diferença entre estar ocupado e ser produtivo. Muitas vezes nossa agenda está toda preenchida e o dia é altamente corrido, mas não usamos as horas desse dia de forma inteligente, logo, ele não foi tão produtivo quanto parece. Quer ver?

Ocupado vs produtivo

Suas tarefas do dia realmente te deixam mais perto de realizar suas metas ou apenas servem para te manter ocupado?
Você se ocupa o dia todo com coisas imprescindíveis ou algumas são irrelevantes?
Suas tarefas podem ser terceirizadas e você as mantém por medo de ter tempo livre?
E sobre a qualidade das coisas que você executa? Elas realmente são excelentes ou são sempre mais do mesmo?

A princípio, responda essas perguntas e tenha o seu diagnóstico. Pode ser sim, que você esteja em um momento altamente produtivo, criando e finalizando diversos projetos e vendo retorno em tudo o que faz. Mas, por outro lado, também pode ser que você esteja apenas lotando sua agenda e tomando para si várias atividades que podem ser delegadas ou deixadas de lado por um momento.

Ninguém é multitarefas

É uma utopia pensar que conseguimos dar conta de diversas coisas no mesmo fragmento de tempo. Podemos realizar várias coisas em um dia, mas tudo em seu devido lugar e em ordem. Pesquisas apontam que não conseguimos prestar toda nossa atenção em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ou seja, se você está fazendo duas coisas ao mesmo tempo não está fazendo nenhuma delas da forma que deveria.

Por isso, organize suas prioridades, seus horários, evite abrir diversas abas do computador e tentar finalizar todos os projetos juntos. Quando estiver exercendo seus compromissos se desvincule das distrações e foque naquela tarefa, tenha calma!

Uma matéria da Exame diz: “Passamos os últimos anos ouvindo que ser multitarefa era uma das qualidades mais desejadas em um profissional eficaz, até que a ciência desafinou esse discurso. Pesquisas mostram que fazer mais de uma atividade por vez pode diminuir a capacidade cerebral em até 40%.”

Essa mesma matéria fala sobre trabalhar menos e descansar mais para ser produtivo, o que entra no nosso próximo tópico:

O descanso é a base da produtividade

O tempo total de uma jornada de trabalho não é tão importante, o que importa mesmo é a forma como essa jornada é executada. Profissionais que tiram períodos de descanso são muito mais produtivos do que aqueles que trabalham sem parar.

“Sem descanso, os neurônios são privados da quantidade ideal de oxigênio, o metabolismo desacelera e a produtividade cai”, Frederico Porto, psiquiatra e consultor organizacional.

O descanso faz parte da produtividade. Uma pessoa bem descansada, com uma noite de sono completa, que descansou de verdade, será muito mais produtiva do que aquela que teve insônia pelas preocupações do trabalho. Além disso, fazer pausas ao longo da execução das suas tarefas é ideal. Parar para se alongar, se alimentar, se hidratar, descansar a mente e voltar ao trabalho te fará muito mais criativo, produtivo e feliz.

Ter um tempo para esquecer do trabalho te faz melhor nele

É exatamente isso! Ter um tempo para esquecer das suas funções de trabalho fará de você um profissional melhor. Tire um tempo do seu dia para se exercitar, para sair, se distrair e descobrir hobbies. Ter esse tempo impacta na sua qualidade de vida, faz a manutenção da sua saúde física e mental, logo, você tem mais energia e vontade de trabalhar, mais criatividade e bons insights.

Há uma frase que diz: “Nenhum sucesso profissional justifica o fracasso na saúde.” Por isso, cuide-se por inteiro para alcançar seu sucesso profissional.

Post Your Thoughts

10 + 5 =

Abrir Chat
Precisa de ajuda?