, Coronavírus, Coworking

Como manter a colaboração da equipe no trabalho remoto

Nos últimos anos, em especial nos últimos meses por conta do novo coronavírus (Covid-19), o trabalho remoto se tornou ainda mais necessário – e desejado. A modalidade de trabalho conhecida como ‘anywhere office’ (escritório em qualquer lugar) também cresceu e ganhou adeptos.

Os modelos tradicionais de trabalho dentro de um escritório, por outro lado, estão sendo modificados, dia após dia.

Trabalho Remoto

Mesmo levando em consideração todas as vantagens do home office ou do ‘anywhere office’, como a praticidade, economia de tempo e a liberdade profissional, precisamos admitir que todos os colaboradores precisam estar alinhados para que tudo dê certo. Por isso, separamos algumas técnicas para manter o seu time alinhado, produtivo e feliz, mesmo trabalhando à distância:

1 – Organização Profissional

É óbvio que, para um time profissional estar em harmonia, alguma organização precisa acontecer, e quanto maior é esse time mais doses de organização são necessárias.

Os colaboradores precisam colaborar entre si, ainda mais quando existem co-criações. Por isso, a comunicação correta é muito necessária para alinhar todas as ideias e fazer uma triagem do que deve ser feito e do que deve ser evitado.

2 – E por falar nela, como deve ser a comunicação entre o time?

A comunicação, como falamos, precisa estar em harmonia. No momento de delegar as tarefas, de criar algo em conjunto, de terceirizar algum problema, tudo precisa estar claro e ser comunicado de forma leve para não haver problemas.

Além da comunicação entre os funcionários, os líderes precisam se manter focados em conectar o time, mandar elogios quando os trabalhos forem bem finalizados, reconhecer esforços, engajar e fazer críticas construtivas da forma correta. Muita coisa pode ser melhorada por meio da comunicação.

3 – Disponibilizar as ferramentas necessárias

Nem sempre tudo ficará claro para seus funcionários ou seus colegas no trabalho remoto, por isso, na hora de demandar, tenha sempre a certeza de que está disponibilizando as ferramentas necessárias, tirando as dúvidas e incentivando todo o processo profissional.

4 – Reuniões periódicas

As reuniões são uma ótima forma de juntar todas essas estratégias citadas, a comunicação, a organização, conhecer as ferramentas que são necessárias para cada colaborador, alinhar todos os pontos e resolver possíveis problemas que estejam acontecendo.

Entretanto, nem sempre as empresas que trabalham de forma remota possuem um local fixo para realizar esses encontros, e é por isso que a maior dica vem agora:

5 – O local ideal para encontros de qualidade

No Spark Coworking, você não precisa se preocupar com nada para ter um excelente escritório no Anália Franco. Localização privilegiada: próximo a Shoppings, Restaurantes, Faculdade e acesso fácil aos metrôs Tatuapé e Belém na Zona Leste de São Paulo.

Aqui, você pode trabalhar nas nossas estações de trabalho ou investir em uma sala privativa. Possuímos salas de reuniões para que você possa reunir o seu time sempre que necessário e alinhar todas as pendências!

Ficou interessado? Entre em contato e conheça as nossas soluções.

Post Your Thoughts

18 + 8 =