5 ferramentas de gerenciamento para ajudar na gestão de um negócio

É essencial administrar uma empresa corretamente para garantir o sucesso dela, no entanto, muitos profissionais encontram dificuldades nesse processo.

No caso dos empreendedores que estão no início de um novo projeto, a missão é ainda mais desafiadora, já que, muitas vezes, eles são responsáveis por diversas tarefas. Contudo, hoje em dia, com o uso da tecnologia e de ferramentas de gerenciamento, é possível agregar praticidade à rotina empresarial.

Se você está começando um negócio, continue a leitura deste artigo e descubra algumas ferramentas de gerenciamento que te auxiliarão na sua empresa.

1. Plano de negócio

Essa é uma das ferramentas de gerenciamento fundamentais em qualquer empresa, independentemente do tamanho dela.

Com o plano de negócio, o empreendedor consegue identificar mais facilmente qual o objetivo da empresa, os recursos financeiros, físicos e humanos necessários para a realização do projeto, o mercado de atuação, entre outros fatores.

 

2. Orçamento Base zero

Muitos empresários utilizam essa ferramenta para acompanhar a gestão financeira da empresa, reduzir desperdícios e economizar.
Com o Orçamento Base Zero (OBZ) é possível verificar as principais despesas, estabelecer metas de cortes, eliminar itens supérfluos e priorizar os custos essenciais para garantir o funcionamento e o crescimento do negócio.

Outra forma de fazer a gestão financeira é utilizando uma planilha de fluxo de caixa para acompanhar as entradas e saída de recursos. Além disso, essa, que é uma das ferramentas de gerenciamento, permite fazer estimativas de despesas e receitas, o que é extremamente importante para antecipar problemas de endividamento.

Na internet, é possível encontrar diversos modelos de fluxo de caixa – o SEBRAE, por exemplo, disponibiliza uma para download.

 

3. Ciclo PDCA é outra das ferramentas de gerenciamento

O Ciclo PDCA segue quatro etapas imprescindíveis para que uma empresa funcione de forma eficiente: planejar, executar, analisar e corrigir. Por isso, ele também está nessa lista de ferramentas de gerenciamento que são significativas para o seu negócio.

A aplicação do Ciclo pode ser feita tanto em produtos, quanto em serviços, e tem por objetivo melhorar os processos de forma contínua.

Na primeira etapa, deve-se estabelecer os planos de ação, na segunda eles são colocados em prática, na terceira é necessário verificar se a meta foi atingida de acordo com indicadores estabelecidos e, por fim, deve-se aplicar ações corretivas caso haja diferença entre o planejamento e o resultado final.

 

4. Mapas mentais

Os mapas mentais são bastante úteis, pois facilitam a organização de projetos e ideias de forma visual. Além disso, eles também permitem gerenciar e compartilhar uma diversidade de informação, sendo uma das ferramentas de gerenciamento indicadas, inclusive, para quem trabalha com hierarquias.

Os mapas podem ser feitos por meio de diagramas e gráficos, e, hoje em dia, há diversos sites e aplicativos que permitem a criação online, tanto em versões pagas, quanto gratuitas, como o Mindmeister e o Goconqr.

 

5. Ferramentas de gerenciamento de projetos

Além da administração do negócio, os empreendedores precisam acompanhar o andamento das atividades e projetos com suas equipes. Para fazer isso de maneira mais eficiente e garantir a otimização de tempo, é preciso utilizar a tecnologia como sua aliada, investindo em ferramentas de gerenciamento.

Na rede, há inúmeros aplicativos e plataformas que ajudam a fazer a gestão de processo, tarefas e simplificar a comunicação com o time. Veja abaixo alguns exemplos de ferramentas para aplicar no dia a dia de sua empresa:

 

  • Pipefy
    É um software que possibilita o gerenciamento do fluxo de trabalho da equipe de forma automatizada. Com o Pipefy, você consegue centralizar todos os processos da empresa em um só lugar. Além disso, a ferramenta conta com modelos de processo gratuitos para auxiliar os usuários iniciantes nos mais variados segmentos, tais como pipeline de vendas e análise de contratos.
  • Slack
    Quem precisa de uma ferramenta de comunicação com a equipe se beneficia do Slack. A aplicação oferece recursos de mensagens diretas e, também, permite criar grupos separados para cada área ou projeto, compartilhar arquivos, entre outras funcionalidades.
  • Trello
    O Trello é mais uma plataforma de gerenciamento de projetos, por lá é possível separar as atividades em quadros e listas, o que facilita a visualização e a organização, contribuindo com a produtividade da equipe.

A vida de um empreendedor é bastante corrida, e utilizar ferramentas de gerenciamento facilita os processos do dia a dia e garante uma gestão mais eficiente para o seu negócio.

Esperamos que as dicas acima sejam úteis! Se tiver outras dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários e até a próxima.

Post Your Thoughts

Related Posts
Como o ambiente afeta a produtividade no trabalho?

Como o ambiente afeta a produtividade no trabalho?

Manter uma boa produtividade no trabalho é essencial para garantir o crescimento de um negócio…

7 decisões que você pode tomar para o crescimento de uma startup

7 decisões que você pode tomar para o crescimento de uma startup

Algumas startups contam com investidores anjos para alavancar os negócios, mas essa não é a…

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

Hoje, os escritórios compartilhados fazem parte da rotina de muitas pessoas, no entanto, as dúvidas…

Close

Solicite uma visita

Visite nosso espaço de coworking. Por favor, preencha o formulário e nosso gerente operacional entrará em contato.

Você receberá um e-mail de confirmação assim que clicar em enviar. Caso contrário, verifique a pasta de spam e marque o e-mail como seguro.