Escritório de coworking é só para empresas?

Um escritório de coworking é um ambiente compartilhado que pode ser utilizado por diversos profissionais. No entanto, devido às características do espaço, e por se tratar de um local mais descontraído, muitas pessoas imaginam que ele é voltado apenas para pequenas empresas com perfil criativo e inovador, como é o caso das startups, por exemplo.

Entretanto, essa não a realidade da maioria dos coworkings, que estão acostumados a receber profissionais e empresas dos mais diversos segmentos.

Se você tem dúvidas sobre um ambiente compartilhado ser o mais indicado para suas atividades, continue a leitura, pois vamos esclarecer essa questão e elencar as vantagens em trabalhar em um escritório de coworking. Confira!

 

Vantagens de um escritório de coworking

Os motivos que levam os profissionais a optar por um coworking são diversos: há aqueles que buscam uma estrutura confortável para o trabalho, outros que apresentam maior produtividade fora de casa e optam por esses ambientes, e há ainda quem se beneficia do networking que os espaços compartilhados proporcionam, já que, por ali, é possível conhecer pessoas de diferentes áreas.

Além disso, há outros serviços e funcionalidades oferecidas por um escritório de coworking, que também são vantajosos para o negócio. Veja abaixo quais são os principais:

  • Total infraestrutura com internet de alta velocidade, estação de trabalho com móveis ergonômicos e ambientes climatizados;
  • Sala de reuniões;
  • Estúdio Fotográfico e Vídeo;
  • Escritório virtual com atendimento telefônico, endereço comercial e gerenciamento de correspondência;
  • Possibilidade de networking com profissionais de diversas áreas;
  • Excelente custo/benefício e contrato de locação flexível;
  • Economia em contas de água, luz e Internet;
  • Ambiente descontraído e criativo.

Hoje em dia, há inúmeros coworkings em diversas cidades do país e as vantagens desse modelo de escritório atraem muitos empreendedores e profissionais freelancers, porém, antes de escolher o espaço ideal, é importante analisar os serviços oferecidos e se certificar quanto a qualidade e a infraestrutura, principalmente em relação à internet, que precisa ser adequada para atender a uma grande quantidade de pessoas.

 

Quem pode usar um escritório de coworking?

Empreendedores, pequenas empresas e todo profissional que faça home office — seja contratado por uma organização ou freelancer — podem se beneficiar do local, tanto na realização das tarefas diárias, quanto em reuniões com fornecedores, clientes e etc.

Contudo, alguns fatores devem ser considerados antes de optar pelo escritório de coworking. O principal deles é quanto ao silêncio – atividades que precisam de concentração total talvez não sejam as mais adequadas ao local, a menos que o profissional esteja acostumado a ambientes dinâmicos. Como os frequentadores têm perfis e atividades diversas, é fundamental ter em mente que o escritório terá um clima bastante descontraído.

De qualquer forma, nada impede que um empreendedor que precise de um lugar silencioso trabalhe em um coworking, visto que há locais que contam com salas exclusivas. Uma dica é visitar espaço ou contratar um plano de uso diário e, assim, verificar se ele atende suas necessidades.

Outro ponto a ser levado em conta é em relação aos materiais de trabalho, já que será necessário levá-los embora no fim do dia. Como, normalmente, os profissionais utilizam apenas um notebook, isso não será um problema, porém, caso haja uma grande quantidade de papéis, contratos e materiais, isso pode ser um pouco incômodo.

Os coworkings também são extremamente positivos para as pequenas empresas, pois elas se beneficiam da infraestrutura do local, que conta com salas exclusivas para grupos, e ainda conseguem reduzir os custos do negócio ao economizar com a locação de um escritório comercial. Optar por salas exclusivas garante conforto, privacidade e segurança, uma vez que é possível guardar os materiais e contratos em lockers e gaveteiros.

 

Exemplos de profissionais que utilizam os espaços de coworking

Como vimos, um escritório de coworking é indicado para diversos profissionais, independentemente da área de atuação. O mais importante é que a pessoa seja flexível para se adaptar a esse novo ambiente de trabalho. Contudo, alguns profissionais são mais frequentes, veja abaixo alguns exemplos:

  • Advogados;
  • Designers e webdesigners;
  • Blogueiros e Youtubers;
  • Profissionais da área de tecnologia;
  • Arquitetos;
  • Força de Vendas;
  • Jornalistas;
  • Profissionais de marketing e eventos;
  • Coach;
  • Consultores;
  • Startups e pequenas empresas.

Portanto, um escritório de coworking não é exclusividade apenas de algumas áreas, pelo contrário, pode receber um público bastante diversificado, que encontra nesse espaço a infraestrutura necessária para realizar suas atividades diárias e melhorar a produtividade no trabalho.

E então, está convencido de que um coworking pode ser útil para sua vida empresarial? Se quiser outras informações, entre em contato conosco para conhecer o Spark e até a próxima.

Post Your Thoughts

Related Posts
Como escolher o escritório de coworking para a sua empresa?

Como escolher o escritório de coworking para a sua empresa?

Saiba o que deve ser avaliado antes de fazer a sua escolha pelo escritório de…

Close

Solicite uma visita

Visite nosso espaço de coworking. Por favor, preencha o formulário e nosso gerente operacional entrará em contato.

Você receberá um e-mail de confirmação assim que clicar em enviar. Caso contrário, verifique a pasta de spam e marque o e-mail como seguro.