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    Por que é importante ter boa empatia no trabalho?

    O termo empatia se tornou bastante comum, seja na rotina pessoal, na empresa ou mesmo nas redes sociais. Com isso, muitas pessoas descobriram a importância de reconhecer as emoções do outro e tentar entender.

    Lidar com emoções e com pontos de vistas diferentes não é uma habilidade simples para a maioria das pessoas, mas ter empatia no trabalho é algo que tornará sua rotina profissional mais saudável e contribuirá com os resultados da empresa.

    Isso não deve ser aplicado somente em escritórios corporativos: quem frequenta um coworking — mesmo atuando individualmente — também precisa praticar a empatia para conviver com pessoas de diferentes perfis.

    Ficou interessado sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba qual a importância da empatia no trabalho e como praticá-la.

    A importância da empatia no trabalho

    Quem já passou por intrigas e competições no ambiente de trabalho sabe como é difícil lidar com isso, certo? Situações como essa deixam os membros da equipe desconfortáveis ou até estressados, o que atrapalha o andamento das atividades.

    Quem pratica a empatia no trabalho, geralmente, tem melhores resultados, pois deixa de lado atitudes negativas e passa a manter uma convivência positiva com os colegas. Além disso, essa habilidade apresenta outras vantagens, tais como:

    Melhora do ambiente de trabalho

    Quando você pratica a empatia no trabalho, procura não julgar o outro, e sim oferecer ajuda a um colega que pode estar passando por um momento difícil. Atitudes como essa melhoram o ambiente organizacional e fortalecem os laços entre os profissionais.

    Ao conhecer melhor seu chefe, colega ou mesmo um cliente, você tem a oportunidade de entender e identificar as necessidades dele e apoiá-lo em seus projetos, ou ainda oferecer soluções para um determinado problema.

    Desenvolvimento de equipes

    A habilidade da empatia no trabalho é extremamente positiva no desenvolvimento dos profissionais. Ao ouvir e compreender o outro, o líder tem melhores condições de aplicar mudanças para aprimorar a atuação da equipe, engajar e fortalecer o desenvolvimento de todos.

    Quem trabalha em equipe também precisa ouvir a opinião do outro e reconhecer esse novo ponto de vista para encontrar a melhor solução para uma determinada questão.

    Fortalecimento das relações profissionais

    Ao deixar as fofocas de lado e se relacionar com as pessoas praticando a empatia no trabalho, você conseguirá estabelecer laços de confiança e colaboração com seus colegas, favorecendo, inclusive, o networking.

    Como melhorar a empatia no dia a dia?

    Modificar hábitos que fazem parte de dia a dia não é uma tarefa simples, mas é importante se esforçar para isso. Se você deseja praticar a empatia no trabalho, deve começar examinando suas atitudes. Você participa das rodinhas de fofocas? Julga um colega sem saber pelos problemas que ele está passando?

    Atitudes como essas são bastante comuns e, muitas vezes, as pessoas não se dão conta de quanto podem ser prejudiciais. Contudo, é necessário combatê-las, seja na empresa ou em um escritório compartilhado, assim, o ambiente será mais saudável e produtivo para todos.

    Para ser empático, é preciso demonstrar interesse pelo outro, perguntar e — principalmente —, ouvir o que a pessoa tem a dizer. Entretanto, a atitude deve ser verdadeira, com a intenção de realmente compreendê-la: utilizar a empatia para manipular as pessoas ou em benefício próprio também é algo extremamente negativo.

    Algumas atitudes para fortalecer a empatia no trabalho são:

    • Não fazer pré-julgamentos;
    • Interagir com colegas de trabalho;
    • Ouvir a opinião de outras pessoas;
    • Evitar críticas desnecessárias;
    • Manter o autocontrole.

    Um exemplo prático que pode acontecer no dia a dia de qualquer profissional é se deparar com um colega de mau humor. Em vez de julgá-lo, acreditando que ele tenha brigado com alguém ou levado uma bronca do chefe, por exemplo, procure conversar com ele para entender pelo o está acontecendo.

    Contudo, talvez você se depare com pessoas tímidas ou que não desejam demonstrar seus sentimentos e problemas, nesses casos, é importante respeitar as características e o desejo de cada um.

    Praticar a empatia no trabalho é um processo longo e contínuo. Com o tempo você perceberá as mudanças em seu comportamento e conseguirá estabelecer um ambiente mais saudável para realizar suas atividades profissionais.

    E você, pratica a empatia no seu dia a dia? Conte pra gente nos comentários e até a próxima.

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