Como aumentar o seu networking?

“Você colhe aquilo que planta”, ou, então, “Diga com quem andas que te direi quem és”: são vários os ditados que servem para exemplificar a ideia de que toda ação tem uma reação – e não por acaso.

Na sua vida profissional, isso não é diferente, e além do seu esforço e persistência em conquistar uma meta, existe outro fator essencial para que você chegue lá: o relacionamento interpessoal. Isso porque ninguém conquista nada sozinho, e para aumentar as suas chances de viabilizar o alcance de um objetivo, qualquer ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

É por isso que, hoje, vamos falar sobre a prática de cultivar a sua rede de contatos e como é possível aumentar o seu networking. Vamos lá?

Por que o networking é uma poderosa ferramenta profissional?

Existe uma teoria que afirma que qualquer pessoa esteja ligada ao resto do mundo a partir de seis relações. Portanto, com a “Teoria dos seis degraus de separação”, fica claro que a chave para aquilo que você desconhece está diretamente ligada com a sua capacidade de se relacionar com quem está a sua volta.

No meio profissional, essa rede de contatos é chamada de networking, e, acredite, ele é essencial para a sua carreira. Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela consultoria Lee Hecht Harrison, 63% dos profissionais conseguem mudar de emprego por meio de indicação de conhecidos, e esse é apenas um dos motivos pelo qual você deve investir na sua rede de contatos.

4 dicas para melhorar o seu networking

Mantenha contato com professores e colegas de faculdade

Para quem quer melhorar o networking, focar onde a vida profissional começou pode ser uma boa estratégia. Afinal, é na faculdade que você começa a ter os primeiros contatos com a carreira que vai seguir, e a desenvolver relacionamento com professores e colegas com os quais vai dividir o mercado de trabalho.

Opte pelo contato presencial

É claro que a tecnologia e as redes sociais aproximaram e facilitaram a manutenção da rede de contatos. Mas quando falamos em relacionamentos profissionais, a dica é deixar o meio virtual e sempre priorizar o contato presencial. Boas parcerias podem surgir olho no olho, portanto, não desperdice essa possibilidade.

Não se relacione movido apenas pelo interesse

Quem se relaciona movido apenas pelo interesse pontual pode colher o efeito contrário e acabar afastando os contatos que poderiam fazer a diferença na carreira. A ideia é não forçar nenhuma situação e deixar que o processo flua naturalmente.

Frequente ambientes que proporcionem o networking

Grupos de estudo, eventos e encontros com profissionais da mesma área podem ser propícios para quem busca melhorar o seu networking, mas acabam sendo bastante pontuais. Se a ideia é cultivar relações que podem levar a parcerias e trocas de conhecimento, não existe lugar melhor do que um escritório de coworking.

Como em um escritório compartilhado há empresas de diferentes ramos, com demandas variadas e profissionais de áreas distintas, uma acaba complementando a outra, e é comum nascerem parcerias comerciais e relações ganha-ganha.

Como aumentar sua rede de contatos em coworking?

A primeira dica para aumentar o seu networking em um escritório de coworking é internalizar que esse, apesar de ser um espaço de trabalho, é um local de trocas, sejam elas de experiência, comerciais ou de contatos.

Portanto, é a sua postura que vai determinar o seu grau de entrosamento com as demais empresas e profissionais do coworking. Uma dica para quebrar o gelo e dar um passo à frente para desenvolver relacionamentos é frequentar os espaços de integração e descanso – aquela parada no trabalho para um café é clássica e, acredite, pode ser muito produtiva.

Outra dica é levar o convívio profissional para fora do escritório, e participar de happy hours e outros programas de lazer depois do expediente. Conhecer pessoas significa se relacionar com elas, por isso, a descontração fora do coworking pode ser essencial para melhorar o seu networking nesse espaço.

 

E você, já trabalhou em um escritório compartilhado? Ficou com alguma dúvida sobre como o coworking pode ajudar a melhorar o seu networking? Conheça o Spark e, se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Post Your Thoughts

Related Posts
7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

7 dúvidas sobre coworking mais frequentes

Hoje, os escritórios compartilhados fazem parte da rotina de muitas pessoas, no entanto, as dúvidas…

Quais os tipos ideais de empresas para um coworking?

Quais os tipos ideais de empresas para um coworking?

Os espaços compartilhados são uma tendência no mundo todo, porque esses locais representam uma forma…

Como funciona um Coworking?

Como funciona um Coworking?

Coworking (ou Co-working) é uma prática que surgiu nos Estados Unidos em 2005, quando o…

Close

Solicite uma visita

Visite nosso espaço de coworking. Por favor, preencha o formulário e nosso gerente operacional entrará em contato.

Você receberá um e-mail de confirmação assim que clicar em enviar. Caso contrário, verifique a pasta de spam e marque o e-mail como seguro.